A Tribuna do Norte informa que o idoso Abeane Vale de Medeiros, de 67 anos, natural de Caicó-RN, foi executado ontem (19) na rua Alberto Maranhão, no Tirol, próximo ao prédio onde morava. Abeane possuía mandado de prisão expedido em seu desfavor, pela 1ª Vara Criminal de Natal. Na ação, Abeane é acusado de homicídio qualificado contra sua ex-mulher, Joana D’Arc Jorge Vale, crime pelo qual foi condenado a 13 anos de prisão em regime inicialmente fechado.

Apesar desse crime ter sido praticado no dia 19 de outubro de 1999, três dias depois do aniversário de 54 anos dele, o processo transitou em julgado apenas no dia 28 de fevereiro deste ano. Ele era acusado de matar a ex-mulher momentos depois de um oficial de justiça declarar “Separação de Corpos” como medida cautelar.

Abeane vivia, atualmente, com uma outra mulher e um filho, segundo moradores da vizinhança. O idoso foi morto por volta das 10h. Ele estava acompanhado de Jerônimo Pinto, que se apresentou como morador de Santa Cruz (interior do Estado), músico e prestador de serviços esporádicos à vítima. Abalado, Jerônimo disse que não havia motivos para que matassem “Wellington”, modo como identificou a vítima, “homem casado e com dois filhos”. A testemunha afirma que o idoso, antes de morrer, não havia dito nada que indicasse o possível autor do crime.

Segundo Terezinha Oliveira, moradora de uma casa em frente ao local do crime, após o primeiro disparo e o Uno perder o controle e colidir com a calçada de uma das casas, um Gol branco, de onde teriam sido efetuados os disparos, encostou e, sem ninguém descer, disparou ao menos outras duas vezes. Nenhuma testemunha conseguiu identificar quantos pessoas estavam no Gol.

Um homem, que preferiu não se identificar, disse que era inquilino da vítima e contou que Abeane era dono de diversos apartamentos no quarteirão, mas afirmou que só tinha contato com ele quando precisava pagar o aluguel. Roberto Andrade, titular da Delegacia Especializada em Homicídios, Dehom, ouviu familiares da vítima ainda no local do crime e deve dar continuidade às investigações.