quarta-feira, 13 de março de 2013

Presidente Henrique Alves e ministro da integração discutem situação do Dnocs

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Aves, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (13), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Eles discutiram a reestruturação do DNOCS. Vários deputados, integrantes da bancada do nordeste, e o Diretor Geraldo do DNOCS, Emerson Fernandes, também participaram do encontro.

Os deputados reforçaram a necessidade de um concurso público para assegurar o funcionamento do órgão que, há 104 anos, executa obras de combate a seca, entre elas, barragens, perímetros irrigados e a transposição do rio São Francisco. Eudes Xavier (PT-CE) disse que o encontro consolidava o compromisso do atual presidente da Câmara em discutir a situação do DNOCS com a bancada nordestina. 


O ministro Fernando Bezerra reconheceu o esforço da bancada e do presidente Henrique Alves para soerguer o órgão. Segundo o ministro, ainda neste semestre o ministério do Planejamento, deverá autorizar o concurso, principal reivindicação dos deputados e servidores do órgão. Para Emerson Fernandes, o concurso vai suprir a carência de quadro técnico para execução dos novos projetos e recuperação dos atuais perímetros e barragens.


O DNOCS dispõe de 1.700 funcionários para toda a região do polígono das secas. Henrique Alves agradeceu a mobilização da bancada em defesa do DNOCS e disse que a hora de postular a reformulação junto ao governo e no Congresso Nacional é agora. Uma das propostas é descentralizar o órgão, sediado em Fortaleza, e dar mais autonomia financeira para as coordenadorias regionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário